quarta-feira, 24 de março de 2010

Entrevista ao programa Ação Criança.

No sábado (20/03) a coordenadora do SPE Juvenil de Paracuru, Aline Braúna, e as componentes do projeto, Laiana e Iara Lorena, estiveram no programa Ação Criança, da rádio Mar Azul Fm, respondendo perguntas sobre o funcionamento do projeto.


Quem são os adolescentes que participam do projeto?

Na verdade o grupo e composto por 30 adolescentes que são estudantes das escolas estaduais e municipais.

Qualquer adolescente pode participar deste projeto?

Sim, basta que ele goste e se indentifique com as temáticas desenvolvidas pelo projeto e tenha um perfil de multiplicador. agora em Abril abriremos novas vagas para os adolescentes participarem.

Como estes adolescentes são selecionados?
Através da escola, e eles recebem um treinamento que recebe um contato previo por meio do Núcleo Gestor Municipal e se forem selecionados passam por um processo de formação.

Aline sabemos que, para que o projeto funcione bem precisa se de parceiros para fortalecer as ações. E o projeto tem esses parceiros? e quem são eles?

Com certeza, e pensando nisso foi que o núcleo gestor municipal buscou a parceria e o envolvimento de outros seguimentos e profissionais tais como: (NASF, CRAS, CREAS, C.TUTELAR entre outros.)

Quem e o coordenador deste projeto?

O coordenador municipal e o professor Adriano Barbosa que me fez o convite para ser coordenadora do SPE juvenil.

Como as temáticas são trabalhadas nas escolas?

Na verdade Layana estas temáticas já estão incluidas nas atividades das escolas por meio de temas transversais e trabalhada de acordo com o projeto de cada escola. (roda de conversa, oficinas, palestras e redação)
Aline já existi ações para este semestre?

temos varias entre elas, o curso que será no dia 24/03/2010 sobre Familia que será ministrado pelos profissionais do NASF, teremos o concurso de literatura de cordel, cursos sobre drogas e violência e em Abril teremos seminarios nas comunidades.

Os adolescentes que participam do projeto recebem alguma gratificaçaõ ?


Não, temporariamente eles não recebem nada, mas profissionalmente eles crescem pois recebem cursos de formação e enteragem com outros jovens, praticam atividades de relacionamento participam de encontros, passeios, atividades cultural e isso e muito importante para eles futuramente,enfim: é o protagonismo juvenil sendo desenvolvidos por eles mesmo.

Aline! quais as secretarias do municipio que investe no projeto?

A Secretaria de Saúde, a de Educação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, logico com todo apoio da Prefeitura Municipal.

Agradecimentos: Aos adolescentes envolvidos no projeto, ao nosso coordenador municipal, as secretarias envolvidas, os diretores das escolas e a vocês do programa Ação Criança, que gentilmente nos concedeu esse espaço para socializar aquilo que tem sido feito pelo projeto SPE no municipio.
Obrigado e Bom dia a todos!!!

































Coord. Aline Braúna (às esq), Iara (ao centro) e apresentora do programa Márcia Faustino (à direita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário